• Monitoria
    Online
    Monitoria Online Móvel (MOL) é um projeto de educação
    matemática mediada pelas tecnologias
    de informação e comunicação.

Ensino Superior

Monitoria On-line Móvel (MOL) é um projeto de educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação para auxiliar alunos com dificuldades críticas de aprendizagem que poderiam com o status de reprovações continuas evadirem do ensino superior, no âmbito da UERJ.

O projeto tem como ponto focal alunos de Cálculo 1, que devem cursar, obrigatoriamente a disciplina. São alunos inscritos em Matemática, Engenharia, Administração e outros cursos em que a disciplina faz parte da grade curricular.

A iniciativa busca suprir as necessidades de aprendizagem de alunos da Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, propondo atividades extraclasses como reforço à aulas ministradas presencialmente.

Contando com o apoio de professores e monitores on-line que se apropriarão do uso das tecnologias e metodologias adequadas, certamente, poderão dar maior apoio aos alunos e personalizar aulas e materiais didáticos.

Foram desenvolvidos objetos de aprendizagem para proporcionar o acesso à uma educação ativa, contextualizada e interativa. Com tais recursos é possível manter a mesma a qualidade do ensino presencial em atividades semi-presenciais.

A Aprendizagem on-line e móvel como apoio à educação presencial é uma quebra de paradigma da sala de aula presencial, trazendo para o aluno a possibilidade de aprender dentro e fora da sala de aula simultaneamente.

Ensino Médio

O Projeto MOL Ensino Médio tem como signatários e proponentes a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, que buscam de forma solidária dar aos alunos do Ensino Médio condições efetivas de aprendizagem que os auxiliem na superação das dificuldades de aprendizagem, permitindo que cumpram suas trajetórias educacionais com sucesso, combatendo o fracasso e a evasão escolar;permitindo que encontrem no ensino da Matemática através do pré-cálculo, fundamentos que os ajudarão efetivamente a contextualizar a aprendizagem em suas vidas cotidianas. Esse modelo de ação conjunta busca ainda dar alicerces para uma vida cidadã, que os conduza às oportunidades de inclusão e ascensão social, desenvolvimento de competências e habilidades que permitirão a inserção no mercado de trabalho, ingresso e bom desempenho no Ensino Superior, tanto em cursos nos quais o conhecimento matemático seja básico para a formação integral do indivíduo.

Ensino Fundamental

Os problemas com o ensino de cálculo I e pré-calculo certamente iniciam no ensino fundamental. Nesse sentido, é preciso trabalhar o ensino de matemática nas escolas como uma forma de linguagem que precisamos dominar durante do a nossa vida. Assim, o projeto MOL se dedica a compreender como ensino da matemática com o uso das tecnologias de informação e comunicação pode facilitar a aprendizagem de alunos e com apoio de celulares a partir da segunda fase do ensino fundamental.

Educação Financeira

O projeto MOL ao se preocupar com o ensino da Matemática com uso de tecnologias móveis, resolveu se unir a uma parceria para a realização de um projeto entre instituições interessadas em unir esforços em prol da educação e da capacitação de professores. Assim, o MOL se uniu à Anitec e ao seu projeto Soma Educação Financeira, realizando a capacitação de mais de 1100 professores, em Educação Financeira e Tecnologias de Informação e Comunicação no Estado do Rio de Janeiro (2018). A Brasilcap auxiliou patrocinando a parceria.

A aliança para novas ações de capacitação se desdobrarão para o ensino contextualizado de matemática. O alvo principal em 2018 foi o ensino de função aplicada à Educação financeira.

Capacitação de Professores e Monitores

Com a interligação de tecnologias de informação e comunicação, os professores de matemática e seus respectivos monitores serão capacitados para o uso de recursos didáticos inovadores que auxiliarão na educação presencial com o uso das TICs. Atividades curriculares complementares auxiliarão nossos alunos aumentando o tempo de dedicação aos estudos, promovendo a superação das dificuldades de aprendizagem com novas abordagens metodológicas.

Monitoria

É o serviço de apoio ao professor que participa das capacitações realizadas pelo projeto. Através de e-mail ou chat o professor poderá tirar dúvidas sobre os objetos de aprendizagem disponíveis para aplicação em sala de aula.

Os e-mails serão respondidos em até 24 horas, de 2ª até 6ª feira. O chat online estará disponível para atendimento das 13:00 às 17:00, 2ª até 6ª feira.

Equipe

O projeto Monitoria Online Móvel é fruto de uma produção coletiva de seus participantes. Os direitos autorais foram cedidos pelos membros à Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Autores: Drª Eleonora Jorge Ricardo e Drª Tania Maria de Castro Carvalho Netto.
Criação dos personagens e marca: Carlos Marcelo Menezes Paes.
Objetos de aprendizagem: Drª Eleonora Jorge Ricardo, Drª Tania Maria de Castro Carvalho Netto e Prof. Marcelo Rodrigues.
Supervisor de Ensino de Matemática: Pedro Sarubbi Criação e identidade Mol Games: Lucas Silva

Tania Maria de Castro Carvalho Netto

Coordenadora Acadêmica

Eleonora Jorge Ricardo

Coordenadora Técnica

Carlos Marcelo Menezes Paes

Designer Sênior

Lucas Silva

Designer Júnior

Marcelo Rodrigues

Professor de Matemática

Pedro Sarubbi

Supervisor de Ensino de Matemática

Contato

Mais informações